Dados do sector de 2018 referem que o volume de prémios de Seguros ascende a USD 500 milhões e o total de activos do mercado segurador ascende a mil milhões e 86 milhões de dólares, enquanto nos fundos de pensões o total de activos aproxima-se a dois mil milhões e 200 milhões de dólares.
Segundo Vera Daves, que no fórum de celebração do 21º aniversário da Agência de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), que se assinala hoje (27), o mercado tem vindo a demonstrar um crescimento acentuado, justificando a existência de 28 seguradoras licenciadas, oito entidades gestoras de fundos de pensões, 45 corretoras, 30 agentes colectivas e 932 agentes singulares.
Em relação aos desafios do sector segurador, falou da criação, nos próximos tempos, da Resseguradora Nacional e da introdução das Normas Internacionais de Relato Financeiro no país, assim como o incremento da literária financeira nas escolas de níveis secundário e universitário.
Vera Daves afirmou que antes da criação da ARSEG, a taxa de cedência de seguros ao mercado internacional de resseguro era de 50 por cento, mas actualmente situa-se em 30 por cento, como resultado de acções de sensibilização do mercado para aumentar as operações de co-seguro.
Arseg, criado em decreto presidencial número 141/13 de 27 de Setembro, é um órgão especializado pela regulação, supervisão e fiscalização e acompanhamento da actividade seguradora, resseguradora, de fundos de pensões e de mediação de seguros e resseguros de Angola.